Parque Estadual Ilha do Cardoso

A Ilha do Cardoso localiza-se no litoral sul de São Paulo, no município de Cananéia, a 272 Km da cidade de São Paulo. Tem como ponto de referência o extremo sul da Ilha Comprida e a Ilha de Cananéia, das quais se separa pela Bahia de Trapandé. Abrange uma área de 13,6 mil hectares, onde são encontrados vários tipos de vegetação da Mata Atlântica, que proporcionam variedade extraordinária de ambientes e alta diversidade biológica. Além de mamíferos grandes, como bugios e, de menor porte, suçuaranas e veados-mateiro, num total de 86 espécies cataloga das pelo Instituto Florestal de São Paulo.

Apesar de localizada em pleno litoral de São Paulo, a ilha conseguiu manter-se preservada, visto que o acesso a ela não é tão fácil. De carro é preciso seguir pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até Cananéia. O acesso à Ilha é feito do porto, de onde partem escunas e voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades tradicionais.

A ilha é composta por seis comunidades tradicionais, sendo a mais desenvolvida, a comunidade do Marujá. Passeios podem ser agendados com os monitores ambientais, que dão verdadeiras aulas de conservação do meio ambiente. As famílias tradicionais que moram na ilha também buscam a preservação do meio, respeitando as regras do parque estadual e, de certa forma, monitorando os passeios também.